SOBRE

Nasceu em 24/05/1985, na comunidade de Fonte da Una –Inhambupe –BA, filho de José João Lima dos Santos, falecido, e Marinalva Bina dos Santos.

Desde os 30 dias de vida, foi privado da companhia de sua mãe, a qual sofria de problemas mentais, ficando sob os cuidados de seus avós maternos: Maria Neres Batista e Tertuliano Bina, também conhecido como Tote Bina.

Saindo da Fonte da Una, passou a morar na Praça da Barroquinha, centro da cidade de Inhambupe. Aos dois anos de idade, perdeu sua avó e ficou sob os cuidados do seu avô e da sua tia e madrinha, Maria Bina, popularmente conhecida como Mariá.

Ainda aos 10 anos, acabou perdendo também o seu Avô Tertuliano, ficando apenas com a referida tia e sua família.

No ano de 1994, veio para o Candeal, onde começou a estudar na Escola Nossa Senhora das Dores, na comunidade de Saco do Buri. A sua primeira professora foi a senhora Dolores Pinho, já falecida. Em 1995, com a chegada de uma escola em sua comunidade – Candeal – passou a estudar aí. Nessa época, o prédio escolar funcionava em uma casa emprestada à prefeitura. Ali estudou com as seguintes professoras: Jucélia, Patrícia e Joelma.

Em 1996 retornou para Escola Santa Rosa na Fonte da Una, tendo como professor o senhor Romildo, mas, logo em seguida, voltou para o Candeal, no ano de 1997, ficando quatro anos sem estudar. O motivo? Saiu da escola para trabalhar como diarista a fim de ajudar no sustento da sua família.

No ano de 2001 retornou à escola, passando a estudar na Escola Deputado José Ronaldo, na Volta de Cima. Em 2004 foi estudar no Colégio Dr. Luiz Coelho, na sede do município e em 2005, retornou, mais uma vez, ao Grupo Escolar Deputado José Ronaldo, onde concluiu o Ensino Médio em 18 de dezembro de 2010. Contudo, em maio do mesmo ano (2010) havia se formado em Magistério tornando-se um professor.

No dia 21 de dezembro do ano de 2011 perdeu seu pai que morava no Estado de São Paulo.

Aos 10 anos de idade Jivanildo começou a fazer parte dos movimentos comunitários, como reuniões, encontros de jovens, sindicato, associação e movimentos políticos. Aos 14 anos, já atuava como cabo eleitoral de alguns grupos políticos do município. Ao completar 18 anos, veio o desejo de ser candidato a vereador. Entrou na vida política em setembro de 2007, filiando-se ao PFL, para concorrer uma vaga na Câmara, mas em junho de 2008, nas convenções políticas, foi vítima de maldades alimentadas por um sistema perverso da sociedade Inhambupense, tendo cortada a sua candidatura. Mesmo assim, não baixou a cabeça, sacudiu a poeira e seguiu em frente. Alguns meses depois, desfiliou-se do PFL, hoje, DEM, e em 2009 se filiou ao PMDB, hoje MDB, deixando-o em 2011.

Continuou sua luta para se tornar livre e independente das perversidades que sofreu por onde passou e venceu a todos e, com um grupo, conseguiu fundar o diretório do partido do PCdoB, aqui em Inhambupe. Onde tornou-se presidente local de tal partido.

Jivanildo é funcionário público. Foi aprovado em dois concursos públicos. Porém, já prestou muitos outros.

No ano de 2007 tomou posse como secretário na extensão do Colégio Estadual Mário Costa Filho, no povoado de Volta de Cima (Cajá), pelo REDA. No ano seguinte, 2008, tomou posse pelo concurso da Prefeitura Municipal de Inhambupe, na área de serviços gerais. Mais uma vez se vê perseguido por ter sido colocado para trabalhar limpando a praça, como gari, da comunidade da Cajá. Entretanto, em momento algum baixou a cabeça, mas continuou a lutar. Em junho de 2011, foi transferido para o Colégio Deputado José Ronaldo. Ensinou no TOPA no período de 2010 a 2012, sempre cumprindo seu dever.

Em 14 de Setembro de 2013 foi eleito presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Inhambupe, onde lutou pelos direitos dos trabalhadores.

No campo da religião, foi catequista na comunidade de saco do Buri, preparando duas turmas de jovens crismando-os e mais algumas para a Primeira Eucaristia, totalizando seis turmas de catequeses. Fundou o Grupo de Jovens Unidos Venceremos, unindo três comunidades: Miranda, Calumbi e Candeal, com o objetivo de organizar a juventude da região, mostrando a todos que era possível, na união, fazer acontecer, como fizemos muito durante toda a existência do grupo.

Dentre os eventos que ajudou organizar, está uma grandiosa cavalgada que saiu de Inhambupe para o povoado de Candeal, ficando na história, em termos de organização.

No ano de 2005, especificamente no dia 09 de novembro, Jivanildo Bina foi eleito vice-presidente da Associação dos Produtores Rurais de Candeal e Região, sendo reeleito em 2007, por igual período. Dois anos depois, foi eleito presidente da referida associação, e em 2011 foi reeleito para continuar no cargo por mais um biênio.

Além de tudo isso, para melhor servir, buscou participar de inúmeras conferências tais como: Conferências municipal, regional, estadual e nacional de Educação, Saúde, Meio Ambiente e Ação Social, além de inúmeros seminários locais com diversas temáticas. Chegou a ser vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde de Inhambupe.

No período de 2009 a 2017 organizou belíssimas cerimônias de formaturas na comunidade de Volta de Cima e em 04/05/2018 inaugurou um novo blog para levar e divulgar informações ao povo de Inhambupe e região.

Este é um pouco da história de Jivanildo Bina, o qual aqui, neste espaço virtual, vos fala!