O BLOG JIVANILDO BINA ENTREVISTA O PROFESSOR E CANTOR JOSÉ RAIMUNDO DE INHAMBUPE-BA

 

Blog Jivanildo Bina: Quem é o professor e cantor Jose Raimundo?

José Raimundo: Sou um jovem de 35 anos, nascido numa família humilde com pais analfabetos, porém me orgulho muito deles, pois dedicaram suas vidas à família e estiveram sempre preocupados com a educação de seus filhos.  Cursei Pedagogia na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) através do programa Rede UNEB-2000 e pós-graduação em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade de Ciências Educacionais (FACE) e Instituto Pró- Saber, me tornando em seguida um professor das séries iniciais do ensino fundamental.

Blog Jivanildo Bina: Professor Jose Raimundo, como surgiu o interesse pela música?

José Raimundo:  O interesse pela música surgiu quando eu cursava o primário. Todos os dias a professora da turma reservava um tempinho de sua aula para cantar músicas infantis e religiosas com os alunos. Tinha musiquinha pra tudo na escola, risos. Era um dos momentos que eu mais gostava.

O tempo foi passando e quando eu tinha 11 anos,  conheci o trabalho de duas grandes personalidades da música local: Nié sanfoneiro e Dinho Bahia, assim conhecidos artisticamente. Ambos tinham grupo musical e ensaiavam todas as noites, como eu morava vizinho a eles, ficava ouvindo e apreciando. Confesso que a vontade de cantar foi crescendo em mim ao ponto de movimentar a molecada da vizinhança para montar uma banda de fundo de quintal. Fizemos então uma banda com instrumentos improvisados confeccionados por restos de sucatas. Mais tarde entrei para o coral católico cantadores da paz, onde cantei por mais de uma década com apresentações grupais e solo.

Blog Jivanildo Bina: Professor Jose Raimundo, quais foram as maiores influências no início da sua carreira?

José Raimundo: Além dos supracitados, minhas maiores influências foram a cantora Daniela Mercury com o sucesso “O canto da cidade” e as bandas de forró da época como Mastruz com Leite, Magníficos, Limão com Mel, Caviar com Rapadura, Menina Faceira, dentre outros. Desde cedo eu tinha o sonho de me tornar um cantor profissional, dizia sempre que minha vida estaria nos palcos, mas por motivos particulares foi preciso adormecer esse sonho e me dedicar numa outra ocupação.

Blog Jivanildo Bina: Professor Jose Raimundo, você já cantou em várias bandas do município com diversas apresentação no município e região, porém ultimamente está sumido do mundo da música, o que está acontecendo?

José Raimundo: Foi difícil abri mão do último projeto musical com o amigo Miguel. Éramos uma dupla de voz e violão com o titulo de Raimundo e Miguel, estávamos num bom momento, conquistando nosso espaço em diversas cidades, bem como na sociedade inhambupense, mas foi preciso dar um tempo para me dedicar mais a minha família, sobretudo aos meus pais que careciam de cuidados especiais. Eram idosos e infelizmente hoje são falecidos.

Felizmente o amigo compreendeu e vale dizer que faria tudo novamente. Também enfrentei uma depressão que com minha fé em Deus e carinho dos amigos venci.

Blog Jivanildo Bina: Professor Jose Raimundo, não é de hoje que alguns inhambupenses se destacam na área da cultura.  Nosso município apresenta grandes nomes Brasil a fora. Muitos sem apoio da sociedade local, do poder público e etc E mesmo assim se destacam o que você tem a dizer sobre isso?

José Raimundo: Com ou sem apoio, se tem convicção do que quer, é importante que corra atrás dos seus objetivos. Basta que tenha foco e determinação. Entender a falta de apoio como obstáculos a serem vencidos e se for preciso dar um passo atrás, que seja assim, mas na certeza de que no momento oportuno dará dois ou mais passos à frente.

 

Blog Jivanildo Bina: Professor Jose Raimundo, parece algo comum no nosso dia a dia a mídia noticiar atos de violência motivados por algum tipo de preconceito. Na sua carreira artística já passou por alguma situação dessa?

José Raimundo: Felizmente nunca fui vitima de violência física, entretanto no início, quando eu tinha apenas 15 anos de idade enfrentei uma situação muito constrangedora no palco durante uma apresentação aqui em minha cidade. Era a abertura do arraiá da lua cheia na terra do lobisomem. Foi algo que marcou muito de forma negativa a minha carreira musical. Durou muito tempo para me libertar do trauma, inclusive foi necessário um tratamento psicológico, em outra oportunidade darei mais detalhes.

Blog Jivanildo Bina: Professor Jose Raimundo, você além de cantor e professor é político. Como o senhor avalia a educação do município
hoje?

José Raimundo: A educação é uma das áreas mais essenciais para o desenvolvimento de uma sociedade. Ela sempre foi e sempre será uma afronta a todos os seguimentos, pois é na educação que o cidadão consegue discernir as ovelhas dos lobos.

A educação de Inhambupe não está completamente ruim, pois temos excelentes profissionais, o que nos falta são materiais concretos, uma estrutura para receber os alunos e fazer projetos e atividades diversificadas, do contrário só aumentará a indisciplina e o desgaste do professor porque sem projetos e estrutura nós professores seremos mais uma vez babá de adolescentes, correndo o risco de sofrer agressão verbal e até física. Precisamos de investimentos e melhores condições de trabalho. Algumas escolas estão sucateadas, alunos sem sonhos, sem expectativas. Os professores normalmente tem sensibilidade para enxergar em cada aluno o seu potencial, entretanto não dispõem das ferramentas necessárias para explorar esse potencial.

Blog Jivanildo Bina: Professor Jose Raimundo, qual é sua avaliação da gestão do prefeito Nena no geral?

José Raimundo: A cidade está com outro aspecto, limpa e bonita. A qualidade de vida está bem melhor. Torço para que essa gestão conclua pelo menos 80% das promessas de campanha e que os colegas professores que ainda não têm seus níveis reconhecidos sejam por ele valorizados. Depois de uma conturbada crise em 2018 entre gestão e professores, espero que ele possa refletir e ver que sem educação, valorização dos profissionais não teremos dias melhores. Graças a Deus que estamos recebendo nosso pagamento em dias. Isso foi uma mudança positiva.

Blog Jivanildo Bina: Professor José Raimundo como o senhor vê a conjuntura política de Inhambupe para o ano de 2020?

José Raimundo: Perdoe-me a franqueza, mas ainda é muito cedo pra falar sobre o assunto. Só posso dizer que pode acontecer muita surpresa no cenário politico de Inhambupe.

Blog Jivanildo Bina: Professor José Raimundo, como você avalia a atuação da câmara de vereadores de Inhambupe?

José Raimundo: Vejo que não há mais oposição e que também precisa ser renovada nas próximas eleições.

Blog Jivanildo Bina: Professor José Raimundo você foi candidato a vereador na eleição de 2016 junto com grupo do ex-prefeito Euberto Luiz, será candidato a vereador em 2020?

José Raimundo: Ainda estou analisando os prós e os contras. Não descarto a possibilidade, estou aberto a novas propostas e oportunidades.

Blog Jivanildo Bina: Professor Jose Raimundo diante das conquistas alcançadas e de toda sua luta, qual a mensagem que você deixa para os jovens de Inhambupe que têm muitos talentos como você?

 José Raimundo: Que sempre lutem e corram atrás de seus objetivos com fé, coragem e determinação, cada um de nós é responsável pelo próprio sucesso.

Blog Jivanildo Bina: Professor José Raimundo por  favor, sinta-se a vontade para suas considerações finais:

Quero agradecer a você Jivanildo pela oportunidade de contar um pouquinho da minha história através do seu canal de comunicação. Aproveito também para dizer aos novos talentos da musica e artistas de Inhambupe de modo geral que não desistam dos sonhos. Ás vezes a vida nos coloca em situações que nos fazem abandonar um projeto. Isso é comum, o importante é nunca desistir de sonhar e acreditar que somos capazes.

Um forte abraço a todos inhambupenses.

Inhambupe: Minha terra, meu lugar.

Por: Jivanildo Bina

Fotos: JR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *