O BLOG JIVANILDO BINA ENTREVISTA A LIDERANÇA JOVEM ROSIVAL DE JESUS, DO MUNICÍPIO DE INHAMBUPE-BA

 
Blog Jivanildo Bina: Quem é Rosival de Jesus?
 Rosival de Jesus: Sou um jovem que veio de família humilde, meus pais sempre foram lavradores, tive uma infância muito sofrida e ao mesmo tempo alegre, cursei todo o ensino fundamental na Escola Municipal Ponte Real. No ano de 2010 cursei o primeiro ano do ensino médio no Colégio Estadual Paulo Solto e no ano seguinte parti para a cidade de Lauro de Freitas onde cursei o segundo ano do ensino médio no Colégio Estadual Hermano Gouveia Neto, nessa mesma cidade iniciei minha carreira profissional tendo como primeiro emprego, vendedor de beiju recheado. Ainda em Lauro de Freitas fui convidado para  trabalhar em um restaurante de comidas orientais. Também trabalhei numa grande pizzaria no centro da mesma cidade, entretanto em meados do ano de 2012  devido a problemas de saúde tive que retornar para minha terra natal, nesse mesmo ano  conclui meu ensino médio no Colégio Estadual Professora Simone Simões Neri.
No ano de 2013 com a saúde estabilizada e com meu diploma de ensino médio na mão fui convidado para trabalhar na ampliação da Clínica Vida em Alagoinhas como almoxarife, Nesse mesmo ano retornei a cidade de Lauro de Freitas com o objetivo de seguir minha carreira de pizzaiolo e no ano de 2014 fui convidado pelo então  subsecretario de serviços públicos, José Marcos (Coca Branco) hoje vereador da cidade Lauro de Freitas, para trabalhar na prefeitura municipal  na gestão do prefeito dr. Marcio Paiva, como agente de serviços públicos. No ano de 2017 renovei o meu contrato na gestão da atual prefeita Moema Gramacho e ali permaneci por um ano e seis meses.  Em novembro de 2017 inaugurei a Pizzaria Gospel logo em seguida também uma distribuidora de água.
Fui diácono da Igreja Apostólica Unção de Deus, ali aprendi coisas sobrenaturais, sendo liderado pelo Bispo Arnaldo Bispo, o qual  se tornou um grande amigo. Observando o descaso  do poder público com a juventude inhambupense e com o nosso querido e glorioso Rio Inhambupe decidi voltar para a cidade e levantar a bandeira dessas causas. Hoje me encontro trabalhando como atendente  de uma famosa pizzaria da cidade.
Blog Jivanildo Bina: Rosival, quando você iniciou sua luta como líder comunitário no município?
Rosival de Jesus: Há 07 anos quando em uma viajem a Inhambupe percebi o descaso do poder público para com os jovens dessa cidade.
Blog Jivanildo Bina: Rosival, quais as razões que levaram você a lutar pela inclusão dos jovens inhambupenses na tomada de decisão do poder público?
Rosival de Jesus: A principal razão foi a falta de políticas públicas de inclusão da juventude. O descaso com o esporte e com o lazer dessa cidade também me motivou bastante. Vi também muitos amigos se perdendo no mundo das drogas e do alcoolismo.
Blog Jivanildo Bina: Rosival, atualmente quais os seguimentos comunitários que você está ligado no município?
Rosival de Jesus:  Quando cheguei as minhas comunidades (Cambucá, Travessa Olindina e Ponte Real) percebi a necessidade de uma liderança jovem nas mesmas, ali então recrutei todos os jovens dessas comunidades para que juntos pudéssemos voltar a ter um lazer nas nossas comunidades, criamos o nosso grupo de futebol que hoje se destaca com muita luta, treinamos de segunda a sexta das 16:00hs às 18:00hs com muita organização e disposição de todo o grupo. Estou idealizando um novo grupo chamado Amigos de Cristo que tem como objetivo ajudar as famílias carentes na questão da falta de alimentação e agasalhos bem como auxiliar na internação de pessoas que sofrem com dependências químicas na Fundação  de Jesus .
Blog Jivanildo Bina: Rosival, você tem feito alguns vídeos às margens do rio Inhambupe, mostrando o descaso que se encontra e a ausência do poder publico na defesa do mesmo, como você vê essa questão ambiental de modo geral em nosso município?
Rosival de Jesus: Terrível e desrespeitosa
Blog Jivanildo Bina: Rosival, qual a solução para nosso rio Inhambupe ?
Rosival de Jesus: Retirar todos os pontos que despejam dejetos de esgoto em nosso rio e criando uma estação de tratamento de esgoto, devolvendo dessa forma  água tratada para o rio.
Blog Jivanildo Bina: Rosival, como você avalia a atuação da secretaria de agricultura no tocante a essa questão ambiental uma vez que o conselho do meio ambiente está ligado à pasta?
 
Rosival de Jesus: Se olharmos bem vamos observar que nunca nessa gestão pararam para fazer algo em defesa do meio ambiente em nossa cidade. Qualquer pessoa pode observar a falta de atenção dessa secretaria com o meio ambiente. Caso alguém não esteja enxergando este descaso basta apenas parar em uma das três principais pontes dessa cidade  e observar a poluição e o desmatamento às margens do rio.
Blog Jivanildo Bina: Rosival, recentemente você fez um vídeo e divulgou nas redes sociais,  mostrando a situação precária da quadra de esportes do Colégio da Ponte Real. Essa situação já foi resolvida por parte das secretarias responsáveis?
Rosival de Jesus: Não, atual gestão  vem nos enrolando desde quando assumiram a administração  dessa cidade. Quando vamos em busca de uma resposta na secretaria responsável eles sempre nos tapeiam dizendo que o recurso é federal e se encontra travado em Brasília .
Blog Jivanildo Bina: Rosival, qual a sua avaliação das ações da  secretaria de esporte de Inhambupe hoje ?
Rosival de Jesus:  A secretaria vem trazendo eventos graciosos para nossa cidade  mas ao mesmo tempo abandona um dos nossos principais  esportes que é o futsal. Nessa quinta feira (08/08/2019) inicia-se um campeonato de futsal em nossa cidade e como as comunidades de Ponte Real, Lagoa Seca, Entroncamento de Sátiro Dias, Colônia e Pau Ferro podem participar desse campeonato se as quadras dessas localidades estão destruídas  e abandonadas pelo poder público?  Como pode ser feito um campeonato municipal quando as principais quadras se encontram em um estado deplorável?
Blog Jivanildo Bina: Rosival, qual a sua avaliação da Câmara Municipal de Inhambupe?
Rosival de Jesus:  Temos ali doze homens de bem e uma mulher que os respeito muito mas não posso  deixar de falar do descaso da câmara de vereadores com os jovens inhambupenses , posso dizer que a câmara da nossa cidade ainda é bastante deficiente na questão de inclusão da juventude, alguns vereadores daquela casa a essa altura do campeonato ainda não aprenderam o que é legislar.
Blog Jivanildo Bina: Rosival, qual a sua avaliação da gestão do prefeito Nena no geral?
Rosival de Jesus: Posso dizer sem medo de errar  que essa gestão é a gestão da maquiagem, é  bom salientar  que o cidadão Fortunato Silva Costa é um homem de bem porém como prefeito está deixando a desejar.
Blog Jivanildo Bina: Rosival, como vê a participação da juventude na conjuntura política de Inhambupe para o ano de 2020?
 Rosival de Jesus: Posso afirmar com toda certeza que a eleição de 2020 será da juventude. Aqui em Inhambupe temos grandes nomes jovens que vêm se preparando para tentar salvar a nossa cidade desse descaso, jovens engajados em transformar a nossa cidade em um lugar melhor para se viver.
Blog Jivanildo Bina: Rosival, você tem se destacado no município nas redes sociais por sua luta em defesa do rio Inhambupe e pela tentativa de  inclusão da juventude na sociedade com diretos iguais, onde tem conseguido um numero relevante de seguidores nas redes sociais. É possível que em 2020 seu nome seja cogitado a candidatura de vereador você pretende entrar na disputa?
Rosival de Jesus:  Defender a minha gente é um sonho que tenho desde que me entendo como gente.
Blog Jivanildo Bina: Rosival, você é filiado a algum partido político?
Rosival de Jesus: No momento não estou ligado ainda a nenhum  partida politico
Blog Jivanildo Bina: Rosival, recentemente circulou fotos sua com o deputado federal Isidoro e Cabeludo que já se  tornou publico como o representante dele aqui no município ,você faz parte desse grupo liderado por Cabeludo?
Rosival de Jesus: Estou avaliando o grupo político do meu querido amigo Cabeludo de seu Zica, temos conversado bastante a respeito da juventude e da questão  do meio ambiente da nossa cidade .

O Blog Jivanildo Bina deixa esse espaço para suas considerações finais:
Primeiro quero agradecer a Deus por estar vivendo esse grande momento em minha vida. Quero agradecer a você também meu amigo Jivanildo Bina por esta rica oportunidade, agradeço tambem a juventude dessa cidade que tem me abraçado  a cada dia e principalmente as minhas comunidades Cambucá, Travessa Olindina e Ponte Real que me abraçam bastante nesta luta tão sofrida e ainda desassistida pelo poder público.

Por: Jivanildo Bina

Fotos: Rosival de Jesus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *