EXCLUSIVO – ENTREVISTA COM EMPRESÁRIO SHALON SENA E SUA VISÃO POLITICA DE ITAMIRA- APORÁ BAHIA.

 

 

 

Pergunta do Blog Jivanildo Bina: Quem é Shalon Sena de Itamira?

É bacharel em contabilidade e atualmente estou tentando despertar o empreendedorismo numa fábrica de minha família que produz blocos e tijolinhos, a Imperial Sena. E aquele cara que se definiria com cinco palavras: atitude; coragem; humildade; honestidade e, sobretudo um cara que tem muita fé em Deus, sempre dedicado em minhas ações, seja elas pessoal ou voltado para o sócio coletivo. Realizando um sonho antigo de gerar emprego e renda a famílias de minha cidade. Acredito que está valendo a pena, pois o produto feito a vácuo está sendo muito bem aceito na região.

 

Pergunta do Blog Jivanildo Bina: Quando o Senhor iniciou sua luta como Líder político em Itamira e Aporá?

 

Resposta:   Eu não diria líder político, mas um militante jovem cheio de ideais que começaram lá atrás quando tive a oportunidade de depositar aquele que seria o meu terceiro voto para prefeito, conhecer uma grande figura que se tornaria o meu maior exemplo de luta por justiça e igualdade, que mais tarde se tornaria o maior líder político que Aporá e Itamira já viu. O meu amigo e saudoso José Raimundo (Zé do Povo como era chamado). Naquele momento, em conversas intensas com ele sobre políticas públicas e progressistas que tínhamos exaustivamente, ele me chamava atenção sobre o que um jovem sonhador e de muita credibilidade na sociedade como eu, poderia oferecer para ajudar em nossa terra. Daí acredito que ali começou a surgir uma sementinha que acreditava que poderia brotar cada vez mais. Todavia, sempre pensei e ainda penso que não precisamos ter mandato para buscar os benefícios para nosso povo. Basta ter força de vontade e saber fazer as parcerias certas com pessoas também comprometidas, seja elas local ou de forças maiores com nossa sociedade.

 

Pergunta do Blog Jivanildo Bina: Qual a importância dessa luta em atividades voltadas para o povo de Itamira e Aporá?

 

Resposta: Veja, acredito que todo papel de cada cidadão com ações e pensamentos progressistas, tem a sua devida importância em seu meio. Acredito muito também em outros dois fatores importante para o sucesso de um povo: a conscientização do toda a população do que é seu de direito sem precisar se corromper ativamente ou passivamente como vemos acontecer por aí a fora, a exemplo da venda de voto em troca de dinheiro e favores que em tese já se teria do próprio poder público, visto que os políticos usariam o erário público nos serviços públicos ao invés de usa-los para cobrir as ações de corrupção, além da união de todo o povo com pensamento de cidade ao invés do que vemos o tempo todo, grupos políticos pensando em se eleger para benefícios próprios. E é isso que venho pregando o tempo todo em cada canto que ando do meu município. Acredito que vem dando certo, as pessoas estão se conscientizando cada vez mais. Você percebe isso quando é observado o último pleito quando a quantidade de votos nulos e branco somado as abstenções para prefeito nos mostrou um cenários de desejo de mudança na política local.

 

Pergunta do Blog Jivanildo Bina: Senhor veio de uma família sem muita tradição política local, como se sente estando na luta por dias melhores de sua cidade enfrentando nomes de famílias tradicionais e de poder econômico muito grande dentre outras?

Resposta: Como disse a pouco instante, umas de minhas características é a coragem e atitude, junto isso com alguns conhecimentos acadêmicos que adquirir ao longo da vida de como chegar aos recursos que são nossos de direito e venho tentando formar cada vez mais parcerias que assim como eu, conheça a realidade de nosso município pra lutarmos por dias melhores em nossa terra. Não temo em mostrar para as pessoas que apesar de não poder pintar nossa cidade de ouro, ainda podemos ter muito mais do que o que vem sendo apresentado ao longo

desses anos.

 

Pergunta do Blog Jivanildo Bina: Atualmente o senhor faz parte de qual grupo político de Aporá?

 

Resposta: Rs… costumo dizer que meu grupo político é o grupo do povo, mas é claro que tenho minha identidade de pensamentos ideológicos progressistas que fora representado lá atrás pelo grande líder Zezito Barros e foi honrosamente herdado pelo já mencionado José Raimundo. Na eleição passada juntamos forças para apoiar a candidatura do irmão deste ultimo, Marcos Santana, decidido a apenas 30 dias para a eleição, pois havia ainda um impasse em nome do então prefeito na época que tomara posse devido a morte do prefeito eleito tragicamente (ainda hoje sinto a falta dele). Hoje o grupo está em formação de uma nova geração de lideranças, mas ressalto que prefiro ter um pensamento de transitar e dialogar com todos os setores da sociedade, sem discriminar ninguém. Sei que venho mostrando comportamento que comprovam isso.

 

Pergunta do Blog Jivanildo Bina: Como estamos em um ano de Eleições, o Senhor já tem seus Candidatos a Deputado Federal e Estadual?

 

Resposta: Sim, a dois anos vi a Deputada Federal Alice Portugal assumir um compromisso com a minha cidade de não medir esforços para o nosso desenvolvimento com iniciativas à alguns setores da nossa terra, além de enviar alguns recursos através de emendas parlamentares e ela não mostrou dificuldade para comprovar isso. Recentemente fomos contemplados com uns aparelhos de saúde bucal de última geração que vale algumas centenas de milhares de reais, tudo isso, sem nunca ter tido um voto aqui em nosso município e acreditando num ideal de uma pessoa, no caso eu, que nunca sequer concorreu a algum cargo eletivo. Com isso, só me fez alimentar o pensamento de que com parcerias certas, e um compromisso voltado para o povo, e não para o pessoal, as pessoas podem sim ter esperanças de dias melhores. Na esfera estadual, tive a honra de conhecer um cara que assim como eu, um jovem sonhador, que ora abdica da vida pessoal (muito bem sucedida, empresário do ramo de postos de combustível), para se dedicar aquilo que ele acredita, poder fazer muito mais pelo povo da Bahia, estou falando de Adalberto Barreto de Amargosa, Dal do Posto como é conhecido e que se comprometeu, assim como Alice, não medir esforços para mandar recursos para nossa cidade. Me lembro com muita satisfação quando ele me elogiou emocionado, dizendo que ver muita gente oferecendo apoio em troca de vantagens pessoais, enquanto que ele ouviu de mim que tudo que eu queria, era que ele não esquecesse nosso povo ainda carente de muitos benefícios dos poderes públicos. Estou muito motivado com ele, pois cada vez que conversamos ele me faz acreditar cada vez mais que apesar de estarmos vivendo um momento de descrença na política, ainda podemos confiar em jovens como ele que querem sim, mudar a nossa história momentaneamente trágica. 

 

Pergunta do Blog Jivanildo Bina: Qual sua avaliação para as sucessões Estaduais e Nacionais diante dos nomes que estão dispostos as pré Candidaturas a Governo e Presidente?

Resposta: Veja, acredito que a partida só acaba quando o juiz apita mas acredito que no cenário estadual já esta praticamente definido com a chapa majoritária encabeçada pelo Governador Rui Correria como é carinhosamente conhecido. Mas a presidenciável ainda gera instabilidade, visto a prisão que não tenho receio de dizer que é política da maior liderança desse país, Lula. Mas acredito que independente de como desenrolará essa historia, acredito que o campo progressista está muito bem representado como as pré-candidaturas de nossos campos com nome apontados sobretudo pelo meu partido, Manuela D’avila, mas também não posso esquecer de outras boas alternativas, como Ciro Gomes e Guilherme Boulos. Tenho certeza que nos próximos dias irá se afunilar esse campo progressista com uma unidade dano-nos esperança, vencendo as forças retrogradas desse país que de um lado é representado por frases feitas que só pregam o ódio e do outro, um projeto antinacional que com certeza só pensa na continuidade desses ataques aos direitos do povo brasileiro.

 

Pergunta do Blog Jivanildo Bina: Qual é sua avaliação da Gestão atual em Aporá?

Resposta: Sinto que, assim como nas outras oportunidades dos mandatos passados, que geriu o município por 8 anos consecutivos, é uma gestão muito pessoalizada e centralizadora. A impressão que dá, é que falta humildade pra lidar com o erário, não se costuma ver atitudes muito plausíveis por parte da gestão visto que hoje, vemos muito má distribuída os recursos. Imagine você que a poucos dias, a gestão foi autuada pelo TCM por uma discrepância estrutural, enquanto alguns servidores com cargos comissionados recebiam super-salarios que nem o próprio tribunal não via justificativa, uma simples servidora do quadro efetivo, só queria um auxilio transporte que é seu de direito previsto em Lei no estatuto do servidor. Isso tudo além de responder a processos de prestações de contas do mandato passado. Hoje a atual gestão se encontra de posse de um mandato com uma eleição vitoriosa, mas sob liminar concedida a época, mas que  responde até hoje. Acho que o município requer mudanças estruturantes com uma certa urgência como alguns remanejamentos nas LDOs e LOAs além de uma reforma administrativa contemplando setores ainda vagos das necessidades contemporânea e extinguir os ociosos. Mas como disse antes, é preciso um gestor com pensamento de cidade e muita isonomia ao invés de um poder centralizador.

 

 

Pergunta do Blog Jivanildo Bina: Como o Senhor ver a conjuntura Política de Itamira e Aporá para esse ano 2018?

Resposta: Acredito que o cenário que a política nacional esta vivendo, com certeza influenciarão na política local, os desgastes que principalmente os deputados que votaram atacando os direitos do povo serão respondidos nas urnas, além disso, nosso povo está cansado de votar nos velhos caciques de representação federal e estadual que foram votados a mais ou menos 20 anos e pouco fez por esse povo q sempre foram fieis a eles, daí a necessidade de mudança na forma de fazer política. O povo não quer mais saber de promessas de 4 em 4 anos, e sim, de iniciativas a exemplo das citadas em nome de Alice Portugal, ou de jovens destemidos e cheios de vontades que em parceria com Alice, também quer poder fazer muito pela Bahia, e sobretudo por Aporá e Itamira e está com o sangue correndo nas veias com desejo de muito fazer por esse povo, que é o caso de Dal Barreto que já se comprometeu em muito fazer por incentivos a geração de emprego e renda na região, além de atender demandas de outros setores da região, como saúde, educação, segurança e escoamento de nossa produção através de emendas estaduais. Confio muito na conscientização de nosso povo nesse sentido.

 

Pergunta do blog jivanildo Bina: O Senhor diante da atuação de sua luta brilhante é possível que em 2020 seu nome seja cogitado a disputar um cargo político.  O senhor tem o desejo de um dia ser candidato a Legislativo ou Executivo?

 

Resposta: Veja, as pessoas com certeza, estão em buscas de voltar a ter esperança na política em todas as esferas, inclusive local, e acaba por ser inevitável, por conta de algumas coisas que prego em reuniões em algumas comunidades, ou até mesmo em roda de amigos que seja cogitado aqui e acolá a possibilidade, mas nunca tive a vaidade para isso, na verdade sempre tive um sonho, um sonho de Aporá ter um prefeito, mas um prefeito com pensamento de cidade, com pensamentos isonômicos e não voltado apenas para o umbigo de uma dúzia de pessoas que ora se encontra no poder, e esse prefeito não necessariamente precisaria ser eu, pois penso que um mandato não pode ser personificado, ele tem que representar um projeto político voltado para o povo. No pleito passado, meu nome já havia sido cogitado por alguns setores mas nas pesquisas percebi que ainda não tinha muita representatividade pela maioria de um grupo que em tese representaria, por tanto em conversas com alguns parceiros, entendemos que não seria o momento, e acabamos por optar por apoiar o candidato derrotado que só foi unicamente representado pelo grupo faltando apenas 30 dias para eleição (e que apesar de não termos conversado sobre o assunto, acredito na possibilidade de ele querer se apresentar ainda como uma alternativa para o próximo pleito também), causando assim uma certa fragilidade ante ao atual prefeito que passara de o prefeito mais rejeitado até então para a melhor opção naquele momento por conta de já ter o nome mais conhecido. Diante disso, diria que nunca fui de fugir da raia e se houvesse a extrema necessidade do povo de minha terra que aprendi a amar como amo a mim mesmo, daria a cara a tapa por eles mas, prefiro ver como se configurará a conjuntura política até lá e continuar fazendo meu trabalho paralelo na humildade, que inevitavelmente vem causando um certo impacto em relação a confiança do povo e consequentemente crescendo a possibilidade de ser uma grande alternativa para representa-los, pois infelizmente, ainda se sentem órfãos de representatividade e cada vez mais abandonado pelos poderosos da política aporaense.

 

Pergunta do blog Jivanildo Bina: O senhor é atual presidente do PC do B em Aporá qual a expectativa do partido em Aporá e na região nessa eleição de 2018?

 

Resposta: Acredito que graças à coerência deste partido ao qual me identifico muito, só tende a crescer em números de representatividade, pois os atuais deputados vêm se demonstrando bastante aguerridos ante aos ataques desse governo golpista a exemplos da já mencionada Alice Portugal, mas não menos aguerrido Daniel Almeida. E temos também condições de fazer pelo menos mais um, já que o nosso presidente da sigla estadual tende a concorrer a suplência no senado. Já na esfera estadual, estou muito confiante e entusiasmado na possibilidade de além dos nomes cativos, novos nomes como Dal do Posto, Olivia Santana e Augusto por exemplo serem nomes certos na ALBA em 2019 e continuar dando seguimento ao valioso suporte que vem dando ao nosso governador estourado Rui Costa.

 

Pergunta do Blog Jivanildo Bina: Qual sua mensagem que o senhor deixa para os eleitores de aporá nessa eleição de 2018?

 

Resposta: Humildemente pediria consciência na hora do voto. Vejo que as pessoas andam desiludidas com a política e de certa forma, dou razão a elas, mas é preciso ter em mente que ao invés de deixar a política sob o comando daqueles que justamente desiludiram eles, sejam eles os políticos, mesmo que não sejam de mandatos como mencionei mais cedo, acredito que devido às conversas que tive de maneira muito sincera junto com as iniciativas de Alice já apresentadas e os anseios de Dal de muito fazer pelo nosso povo, podem sim serem as melhores alternativas de resgate no momento para a política brasileira em nossa cidade. Não tenho dúvidas que muito terão a contribuir na conjuntura do próximo pleito no que tange a renovação com novas ideias e novas lideranças para nossa gente pensando sempre no coletivo.

 

O Blog Jivanildo Bina deixa esse espaço para suas Considerações Finais: Só queria agradecer o convite Jivanildo, queria saudar todos os seguidores e leitores do seu blog além de aproveitar também para parabenizá-lo pela iniciativa e dizer que venho acompanhando seu trabalho e observo que já está fazendo muito sucesso, pois não tenho duvidas do seu potencial de comunicador e operador de merchandising para expor nossos pensamentos e ideais que de alguma forma acredito poder ajudar a sociedade do que sempre prego, a conscientização de todos, obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *